Como criar e utilizar personas no marketing digital

Definir personas é fundamental para o sucesso do marketing digital. 

Com a persona bem definida, a empresa pode entender melhor o seu público-alvo e criar campanhas mais efetivas. 

Além disso, a definição de persona também ajuda a empresa a entender as necessidades, desejos e problemas do seu cliente, o que pode levar a melhorias nos produtos e serviços oferecidos.

Diferença entre persona e público-alvo

Embora as personas e o público-alvo sejam conceitos semelhantes, eles têm diferenças importantes. 

O público-alvo é um grupo amplo de pessoas que têm características em comum, como idade, gênero e interesses.

Já a persona é uma representação fictícia de um cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamentos e características dos clientes.

Como definir a persona

Para criar a persona, é necessário coletar informações detalhadas sobre o seu público-alvo e analisar os dados para identificar padrões de comportamento.

É possível usar ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights, o Google Trends e até mesmo o Semrush para obter essas informações.

Com a persona bem definida, é possível segmentar o público de forma mais precisa, criar conteúdo mais relevante e personalizado e reduzir os custos de marketing.

Passo a passo para criar a sua persona

  • Coletar dados sobre o público-alvo: identificar informações demográficas como idade, gênero, localização geográfica, interesses e comportamentos.
  • Identificar padrões de comportamento: usar os dados coletados para identificar padrões de comportamento, preferências e necessidades.
  • Analisar cuidadosamente os dados das ferramentas certas.
  • Criar a persona: usar as informações coletadas para criar uma representação fictícia do cliente ideal e validar com as equipes internas.

Compreender os dados coletados é fundamental para definir a persona com precisão e criar estratégias de marketing mais efetivas.

 Existem diversas ferramentas disponíveis que podem ajudar a coletar e analisar esses dados, como o CRM da empresa, o Google Analytics e o Facebook Insights são algumas que já citamos anteriormente.

Veja os dados que podem ser extraídos em cada uma delas.

CRM utilizado pela empresa

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que permite que a empresa organize e gerencie as informações dos seus clientes.

Com o CRM, é possível armazenar informações como nome, endereço, telefone, e-mail e histórico de compras dos clientes.

Esses dados podem ser utilizados para criar uma base de dados sólida e confiável, que pode ser analisada para identificar padrões de comportamento dos clientes e criar a persona.

Além disso, o CRM também permite que a empresa crie campanhas de e-mail marketing personalizadas, com conteúdo relevante para cada grupo de clientes.

 Essa personalização ajuda a aumentar a efetividade da campanha e a reduzir o número de pessoas que cancelam a inscrição na lista de e-mails.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que permite coletar informações sobre as pessoas que visitam o site da empresa.

Com o Google Analytics, é possível identificar informações como a localização geográfica, idade, gênero, interesses e comportamentos dos visitantes.

Essas informações podem ser usadas para criar a persona, segmentar o público-alvo e criar conteúdo mais relevante e personalizado.

Além disso, o Google Analytics permite que a empresa acompanhe o desempenho do site, monitorando o tráfego, as conversões e o tempo de permanência dos visitantes. 

Essas informações são essenciais para avaliar o sucesso das campanhas de marketing digital e fazer ajustes nas estratégias.

Facebook Insights

O Facebook Insights é uma ferramenta de análise de dados que permite coletar informações sobre as pessoas que acessam as redes sociais da empresa.

Com o Facebook Insights, é possível identificar informações como a idade, gênero, localização geográfica, interesses e comportamentos dos seguidores da empresa nas redes sociais.

Essas informações são essenciais para criar a persona, segmentar o público-alvo e criar conteúdo mais relevante e personalizado para as redes sociais.

Além disso, o Facebook Insights permite que a empresa monitore o desempenho das suas publicações, avaliando o alcance, o engajamento e o número de cliques.

Essas informações são importantes para avaliar o sucesso das campanhas de marketing digital nas redes sociais e fazer ajustes nas estratégias.

Semrush

Pode acreditar, o Semrush pode ser uma ferramenta muito útil na construção da persona. 

Ela permite que a empresa descubra quais são as palavras-chave mais relevantes para a empresa, entenda a concorrência, mapeie os canais de distribuição mais efetivos e identifique tendências comportamentais. 

Cruzando essas informações com as obtidas em outras ferramentas, você pode criar descobrir o perfil de comportamento das pessoas.

Isso vai contribuir com a elaboração da persona e ajudar a sua agência a traçar estratégias de marketing digital mais precisas e efetivas, que geram resultados significativos para o seu negócio.

Vantagens de definir a persona

Definir a persona é fundamental para qualquer negócio que deseja atrair clientes utilizando o marketing digital.

Ao ter uma persona bem definida, a empresa pode colher diversos benefícios que irão refletir diretamente no sucesso de suas estratégias de marketing.

Persona contribui para conhecer melhor o público

A persona é uma ferramenta poderosa para conhecer melhor o público-alvo. 

No processo de definição da persona, é possível identificar quem é realmente o seu público-alvo, suas necessidades, interesses, problemas e desejos.

 A partir disso, a empresa pode adequar suas estratégias para atender às necessidades dessa persona, produzir conteúdo relevante e personalizado, e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.

Ajuda a definir o valor do produto ou serviço

Outro benefício importante da definição da persona é a possibilidade de utilizar essa informação para definir o valor do produto ou serviço oferecido pelo negócio.

É possível entender qual o valor que está inserido no cotidiano da persona e qual o preço que ela está disposta a pagar pelo produto ou serviço.

 Isso é fundamental para a definição de preços justos e competitivos no mercado.

Identificação dos canais de comunicação mais vantajosos

A definição da persona também é útil para identificar os canais de comunicação mais vantajosos para o negócio.

Com o funil de vendas específico para essa persona, é possível identificar os melhores  canais para atingir esse público-alvo, maximizar o investimento e melhorar os  resultados.

Otimização da experiência do usuário com a marca

Por fim, a definição da persona também pode otimizar a experiência do usuário com a marca. 

Cuide para que o possível cliente tenha todas as informações que deseja, com uma linguagem que seja semelhante à sua.

Depois  transmita a mensagem de forma assertiva fazendo com que isso melhore a forma que a persona enxerga a sua marca.

 Isso pode gerar uma maior fidelização do cliente e aumentar as chances de recomendações e indicações para novos clientes. 

Você sabe quais são as personas da sua empresa? 

Se ainda não sabe, entre em contato com a Orkestra, uma agência fulservice, com mais de 30 anos de experiência.

A Orkestra trabalha com um time de profissionais com múltiplos talentos. Tudo para que a sua marca conquiste a relevância que precisa no mercado.

Para nós, a definição eficiente da persona pode resultar em maior atenção dos visitantes e na  transmissão de maior valor para a marca.

 Com isso, haverá a predominância de leads relevantes. E a  retenção e a conversão srá bem maior.

Ademais, as informações sobre as personas também podem influenciar o desenvolvimento de produtos e novos serviços.

Profissionais de marketing utilizam avatares para aprimorar as estratégias e táticas, desde a pesquisa de palavras-chave até a copy dos anúncios.

E o  processo continua na  tomada de decisões de estratégias de conteúdo para aumentar as vendas.

Por fim, saiba que a sua equipe de vendas também pode se beneficiar dessas informações para melhorar a apresentação comercial da sua empresa.

Ela também vai  compreender quais aspectos do produto/serviço precisam ganhar mais ênfase ou um maior destaque para atrair mais clientes.

Não deixe de navegar pelo site da Orkestra. Aqui você vai encontrar sempre novos artigos que poderão ajudar a ampliar a sua visão de negócio.

Envie uma

Mensagem