Métricas de redes sociais que você precisa conhecer muito bem (Parte 2)

Agora, vamos para a parte mais prática de tudo isso. Nos próximos tópicos, explicaremos como você pode entender e acompanhar as métricas das principais redes sociais para monitorar o desempenho das suas estratégias de campanha. Boa leitura! 

Como entender as métricas do Facebook?

Para analisar as métricas do Facebook, você vai utilizar a ferramenta Facebook Insights, disponível dentro da própria plataforma. Ali, basta clicar em informações e você já vai visualizar as principais métricas disponíveis. No link visão geral é disponibilizado um resumo da sua página, apresentando métricas como alcance, curtidas, visualizações na página, envolvimento, vídeos e mensagens. É interessante acessar cada métrica de forma individual para aprofundar a sua análise. 

Comece deixando um pouco de lado o número de curtidas na página. Você pode focar métricas como o índice de engajamento, um número que divide o alcance de uma publicação (outra métrica importante) pela quantidade de interações (curtidas, reações, comentários, compartilhamentos etc.). Ou seja, é uma forma de olhar como cada publicação causou alguma reação da sua audiência. 

Ainda para publicações individuais, você pode levantar números como aderência (quantos dos comentários realmente são sobre o assunto da publicação) e dividir os comentários entre positivos, negativos e neutros. 

Se você tem como objetivo gerar vendas diretas ou captar leads, a taxa de conversão é outro indicador que deve observar, mas lá no Google Analytics. Postou uma promoção de um produto no Facebook? Quantas pessoas clicaram? Das que clicaram, quantas passaram por outras páginas do seu site? Quantas efetivamente compraram? Essas são suas taxas de conversão! 

Como entender as métricas do Instagram? 

As métricas de redes sociais do Instagram estão disponíveis na ferramenta Instagram Analytics. Para ter acesso, basta estar no perfil business e clicar no menu direito superior, escolhendo a aba informações. O aplicativo vai encaminhar para a página inicial, que mostra o painel, em que é possível conferir o conteúdo, a atividade e o público. 

No Analytics do Instagram, você pode acompanhar boa parte das métricas do Facebook também, e a lógica é bastante parecida. O que pode mudar bastante no seu marketing para Instagram é o seu público nessa rede. 

Das métricas do Instagram, é interessante olhar mais para alcance e engajamento do que números de seguidores ou visualizações nos Stories. Por sinal, para metrificar o sucesso dos seus Stories, você pode olhar para o número de saídas, ou seja, quantas pessoas pularam sem terminar de ver a publicação, e a quantidade de respostas. Também vale a pena analisar a taxa de conversão referente aos acessos ao seu site pela página do Instagram. 

Como entender as métricas do LinkedIn? 

O LinkedIn também disponibiliza uma página de análises, chamada LinkedIn Analytics. Para usá-la, é preciso se conectar no perfil e acessar a página da empresa como administrador ou analista. 

Você terá acesso a um painel com informações resumidas sobre as principais métricas disponíveis nessa rede social, por exemplo: visitantes, impressões de publicações, seguidores e cliques no botão personalizado. Essa ferramenta é valiosa porque oferece insights interessantes, como a análise da demografia dos seguidores. Como o LinkedIn tem uma proposta diferente do Facebook, Instagram e TikTok, traz outras possibilidades, principalmente para negócios do setor B2B.

 Se a sua empresa vende para outras empresas, o LinkedIn se torna um canal de aquisição ainda mais relevante. Nesse caso, além das taxas de conversão, vale acompanhar a demografia. Isso porque, se a sua persona é um gerente ou diretor, mas você está atingindo apenas profissionais com menor nível de senioridade, por exemplo, pode ser preciso repensar a estratégia. 

Por outro lado, se estivermos falando de um negócio B2C, o objetivo principal do seu LinkedIn pode ser estabelecer a autoridade da sua marca no setor e criar diálogos. Nesse caso, é provável que seu KPI se volte para o engajamento e alcance de suas publicações. 

Como entender as métricas do TikTok? 

O TikTok também disponibiliza um painel analítico para você acompanhar as métricas dessa rede social. Basta entrar no seu perfil e clicar nos três pontos localizados no canto superior direito da tela. Vai se abrir um menu contendo, entre outras opções, o Analytics. 

Você pode analisar métricas como a evolução do número de seguidores, inclusive acompanhando os padrões de crescimento a curto e longo prazo. Também dá para fazer a análise de tráfego e visualizações de vídeos, para descobrir quais são as postagens mais populares. 

Analisando conteúdos de forma individual, é possível verificar comentários, compartilhamentos, curtidas, origem de tráfego, tempo de reprodução, entre outras informações. 

Ao conferir os vídeos mais populares, você descobre quais são os temas ou formatos que despertam mais a atenção do seu público. O tempo de visualização também traz uma informação importante para descobrir quanto tempo a sua audiência está disposta a gastar visualizando cada vídeo. 

Como saber se o engajamento é bom? 

O objetivo de investir nas redes sociais é se aproximar ainda mais do público, certo? Queremos gerar interações com essas pessoas, o que leva à necessidade de considerar a métrica de engajamento em suas estratégias. Ela é importante principalmente para quem foca na distribuição de conteúdo e na construção da imagem. 

Para saber se o engajamento está em um nível adequado, são consideradas variáveis como: 

  • compartilhamentos; 
  • comentários; 
  • número de likes;
  • menções; 
  • cliques; 
  • postagens salvas, e qualquer outra interação. 

É importante analisar essa métrica porque ela mostra se o conteúdo que você está criando atende às expectativas do seu público e desperta o seu interesse. Você sabe que o engajamento é alto quando a quantidade de interações é satisfatória em relação ao número de visitas. 

Podemos calcular a taxa de engajamento para ter uma visão mais precisa desse cenário. Para fazer esse cálculo, dividimos a soma de todas as interações em uma postagem pelo alcance dela. 

Vamos a um exemplo: digamos que um post tenha recebido 355 interações e que o alcance tenha sido de 10.800 pessoas. O resultado da divisão é 0,03287, então multiplicamos por 100 para obter um percentual, o que dá 3,28%. Quanto maior o percentual, maior o engajamento. 

Como acompanhar as métricas de redes sociais? 

Pode parecer difícil acompanhar todas as métricas de redes sociais, em especial quando a empresa está presente em diferentes plataformas. Mas, mesmo nessas situações, é possível simplificar o processo. 

Nós, da Orkestra, sabemos que desenvolver uma estratégia de marketing robusta é um trabalho em que a criatividade e os números devem andar lado a lado. Encontrar as métricas de redes sociais certas para o seu negócio e os seus objetivos é o primeiro passo para explorar o máximo do potencial das redes. Monitorar e analisar esses números é fundamental para seu planejamento e tomada de decisão. 

Existem ferramentas que facilitam o monitoramento, centralizando os dados e gerando relatórios. Você também pode, por exemplo, aproveitar todos os recursos do software de gestão de redes sociais, integrado ao Marketing Hub da HubSpot. Com ele, você consegue centralizar suas contas nas principais redes sociais em uma única plataforma de gerenciamento, contando com um conjunto de métricas para monitorar suas ações. 

Mas, além da HubSpot, existem diversas outras ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar no monitoramento e análise das métricas de redes sociais. Algumas das opções incluem Dinamize, RD Station, Lead Lovers, SharpSpring, entre outras. A escolha da ferramenta ideal para a sua empresa dependerá das suas necessidades específicas e do seu orçamento disponível. Por isso, contar com a ajuda de uma agência especializada, como a Orkestra, pode ser fundamental para fazer essa escolha de forma estratégica.

A equipe da Orkestra é capaz de identificar as melhores ferramentas para cada negócio, de acordo com suas particularidades e objetivos, além de prestar todo o suporte necessário para sua utilização.

Quer dar os próximos passos? Entre em contato com a Orkestra, uma agência Full Service que poderá gerenciar suas redes sociais com mais eficiência e assessorar a sua empresa em várias etapas do processo de marketing.

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