Métricas de redes sociais que você precisa conhecer muito bem (Parte 1)

Se você tem uma empresa, sabe como é importante investir nas redes sociais para se comunicar com seus clientes e alcançar novos públicos. Mas, como saber se suas estratégias estão funcionando? É aí que entram as métricas de redes sociais.

As métricas são ferramentas que permitem avaliar o desempenho das suas estratégias de marketing. Elas são como um termômetro que mede o sucesso ou fracasso das suas campanhas, indicando o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Sem as métricas, é impossível saber se suas estratégias nas redes sociais estão dando certo ou não, se estão trazendo resultados ou apenas gerando gastos. Além disso, pode ser que você tenha métricas, mas esteja olhando para os números errados ou deixando passar outros mais importantes para seus objetivos.

As métricas que você precisa acompanhar dependem dos objetivos do seu investimento nas redes sociais e da rede em si. Cada rede social tem sua lógica e, por isso, é importante entender como funcionam esses dados em cada uma delas.

Por que as métricas de redes sociais são importantes?

Para fazer uma análise precisa do desempenho das ações adotadas, métricas são essenciais. Elas fornecem uma visão exata do retorno obtido e mostram se os objetivos estão sendo alcançados.

Não é possível basear uma estratégia de marketing digital em achismos. Antes de colocar uma ação em prática, é preciso fazer um planejamento para que todos os esforços gerem o melhor retorno possível. E, para isso, será preciso avaliar o desempenho das ações adotadas.

Existem vários tipos de métricas que podem ser monitoradas nas redes sociais, e cada uma permite obter informações para auxiliar nas tomadas de decisão posteriores. Além de toda a questão estratégica, as métricas de redes sociais permitem verificar o impacto que cada ação gera nos leads e definir o conteúdo ideal que deve ser produzido.

Elas serão o norte dos planejamentos, possibilitando adotar as melhores estratégias de acordo com os resultados que se pretende alcançar. Assim, as novas campanhas tendem a surtir um efeito cada vez melhor.

Qual a diferença entre métricas de vaidade e métricas reais?

Você já ouviu falar em métricas de vaidade? Eis aí uma das grandes polêmicas quando o assunto são as métricas de redes sociais. A ironia é que muitas vezes a métrica principal usada para avaliar o sucesso de uma estratégia é justamente vaidosa. O que pode ser traiçoeiro, já que é pautada pelo óbvio.

Muitos acreditam que podemos medir o sucesso de uma página de Instagram pelo número de seguidores, mas nem sempre é assim – aliás, quase nunca! 

Esse número pode e deve ser acompanhado, mas tê-lo como indicador principal pode gerar vários problemas.

Primeiro, é importante lembrar que a maioria das redes sociais praticam o estrangulamento de audiência, ou seja, entregam o seu conteúdo apenas para uma parte dos seus seguidores. Dessa forma, mesmo que você tenha um grande número de seguidores, nem todos eles verão suas postagens.

Além disso, as redes sociais são um meio e não um fim em si mesmas. Geralmente, são utilizadas para vender mais e gerar leads, não para acumular seguidores. Mesmo que seu objetivo com uma rede social seja gerar brand awareness, existem números mais interessantes para analisar. As métricas de vaidade não dizem nada sobre o ROI da estratégia.

Outros exemplos clássicos de métricas de vaidade são as curtidas na página do Facebook, seguidores no LinkedIn ou o volume de tráfego no seu site. Imagine que você tem um e-commerce e o objetivo principal da sua página no Facebook é levar pessoas para o seu site e vender por lá. A métrica mais importante, nesse caso, é o número de acessos que você gerou para o seu site ou e-commerce por meio dos links na rede social e, principalmente, quantos desses acessos foram convertidos em compras. O número de curtidas, reações ou comentários é uma questão menor para os seus objetivos.

Isso não significa que você deve ignorar quantas curtidas sua página tem. O ponto aqui é que existem vários aspectos mais relevantes para monitorar. Então, vamos conhecer algumas das principais métricas de redes sociais que você deve acompanhar.

Principais métricas de redes sociais

Existem diversas métricas de redes sociais que você pode acompanhar, mas algumas são fundamentais para avaliar o sucesso das suas estratégias nas redes sociais. Conheça as principais a seguir!

Tráfego

A métrica de tráfego apresenta a quantidade de acessos que o seu site, blog ou uma determinada página está recebendo, proveniente das publicações nas redes sociais. No Google Analytics, essa métrica é analisada no relatório de aquisição.

Alcance

Essa métrica mostra até onde as postagens estão chegando, a maneira como seu conteúdo é distribuído e quantas pessoas foram atingidas. E é interessante analisar em conjunto com o engajamento, para saber se os resultados de fato são positivos.

Engajamento

O engajamento mede a quantidade de reações que uma determinada postagem obteve, considerando o número de comentários, likes, compartilhamentos, entre outros. Você pode analisar o desempenho geral do perfil ou verificar cada postagem de maneira individual.

Taxa de conversão

Essa métrica pode apresentar diferentes informações, como a quantidade de visitantes que se tornaram leads ou efetuaram uma compra. Ela mostra quantas pessoas realizaram uma determinada ação, ampliando o relacionamento com a sua empresa. Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de conversões pelo número de visitas ou visualizações. Multiplique o resultado por 100 para obter um percentual.

Volume de menções

Essa métrica indica se o seu negócio é ou não notícia. Ela mostra se as pessoas estão falando sobre a sua marca, ou seja, as discussões e conversas relacionadas a ela. É interessante analisar o teor das menções e conversas para conferir quais tópicos estão sendo debatidos e ver o que desperta o interesse do público.

ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma das principais métricas de redes sociais e uma velha conhecida do marketing digital. Ele mostra quantos reais você gerou para cada real investido nas redes sociais. Além de acompanhar as suas taxas de conversão, é importante colocar na conta as métricas de mídia paga, caso você invista em Facebook Ads e afins.

Para calcular o ROI, utiliza-se a seguinte fórmula: ROI = (Lucro do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento. O resultado é multiplicado por 100 para obtermos um percentual.

Como definir as métricas de redes sociais?

As métricas de redes sociais funcionam da mesma maneira que as unidades de medida que utilizamos no dia a dia. Cada unidade tem a sua aplicação, assim como as métricas. Na hora de definir aquelas que você vai acompanhar, é preciso considerar os resultados que deseja alcançar com as suas estratégias nas redes. Então, é preciso responder a algumas perguntas:

  • Qual é o seu objetivo ao investir tempo e recursos em uma determinada rede?
  • A ideia é gerar leads qualificados para contato futuro do seu comercial?
  • Você deseja aumentar o volume de vendas diretas?
  • Espera alcançar mais reconhecimento para sua marca?

Quer gerar mais tráfego para o site ou blog?

Encontrar essas respostas é um ótimo ponto de partida para saber onde procurar as suas métricas reais, aquelas que dizem respeito à própria rede social (como o alcance das suas publicações) e ao seu site (taxa de conversão, por exemplo).

As métricas de redes sociais são fundamentais para avaliar o desempenho das suas estratégias e garantir que você esteja no caminho certo para alcançar os seus objetivos.

Ao acompanhar as principais métricas, você tem uma visão precisa do retorno obtido e pode definir as melhores estratégias para aumentar o engajamento, gerar mais leads e vendas e ampliar o reconhecimento da sua marca.

Mas lembre-se: é importante definir as métricas de acordo com os objetivos da sua empresa, e não simplesmente seguir as métricas de vaidade que muitas vezes podem iludir.

Na Parte 2 deste artigo, vamos falar sobre como você pode definir e analisar suas métricas de redes sociais de forma mais precisa, para obter os melhores resultados. Fique ligado!

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