O que é o Google Trends e como utilizá-lo em estratégias de marketing digital?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google que permite acompanhar as tendências de busca na internet. Com ele, você pode descobrir quais são as palavras-chave mais populares no momento e entender como as buscas se comportam em diferentes regiões.

Além disso, você pode utilizar o Google Trends para encontrar insights sobre os termos mais importantes para o seu negócio. Por exemplo:

  • Você pode identificar termos mais buscados no momento que se adequam à sua persona.
  •  Verificar as variações de busca com o passar do tempo.
  •  Comparar as métricas de diversos termos de uma vez.
  •  Encontrar novas sugestões de conteúdos para o seu site.

O Novo Portal Google Trends

O lançamento do novo visual com atualizações em tempo real e uma inimaginável quantidade de links diretos para notícias relevantes, ocorreu no último dia 08 de março. 

O Trends, disponibiliza aos usuários uma ampla visão sobre todas as pesquisas realizadas no Google, o maior buscador do mundo, e o mais utilizado pelo brasileiros.

Através do Google Trends, você pode:

  • Identificar as tendências e saber quais são as palavras-chave mais pesquisadas no momento;
  • Descobrir novas oportunidades de expansão de palavras-chave;
  • Analisar a sazonalidade de um nicho e planejar ações de acordo com as tendências;
  • Comparar sinônimos ou temas similares para identificar qual é mais interessante trabalhar em um determinado período ou ação digital;
  • Conhecer a audiência e segmentar campanhas de anúncios de acordo com os interesses das pessoas em diferentes regiões.

Para utilizar o Google Trends, basta acessar o site e fazer uma pesquisa na caixa de busca da aba “Explorar”. Assim que escolher o termo de pesquisa, você confere um gráfico que mostra a evolução das pesquisas para o termo escolhido ao longo do tempo. Nela você poderá alterar o país, o intervalo de tempo, a categoria e a fonte da busca.

Além disso, é possível explorar o interesse regional de um determinado termo, comparar termos no Google Trends e encontrar novas oportunidades de expansão de palavras-chave por meio dos termos exibidos em “Assuntos Relacionados” e em “Pesquisas Relacionadas”.

Veja abaixo algumas das funcionalidades do Google Trends e como elas podem ser aplicadas em sua análise de dados:

Região

É possível filtrar os resultados por país ou até mesmo especificar um estado para uma análise mais detalhada da tendência. Isso permite entender melhor como as buscas são realizadas em diferentes regiões e direcionar suas estratégias de acordo com o comportamento do público em cada localidade.

Período

Com a opção de ver a evolução do termo nas pesquisas desde 2004 até o momento atual, é possível entender como as tendências se desenvolveram ao longo do tempo. Além disso, você pode especificar um período diferente de tempo, podendo consultar a oscilação do gráfico até na última hora atrás.

Categoria

Caso o termo seja aplicado a mais de um contexto, é possível utilizar o filtro por categoria para ter um grau maior de acerto, com relação ao resultado. Por exemplo, se você procurar por “RPG” na categoria “jogos”, terá um determinado gráfico de evolução ao longo do tempo com retorno de palavras-chave como RPG games, online RPG e jogos de RPG. Por outro lado, ao fazer a busca de “RPG” na categoria “saúde”, além de outro gráfico de tendência de busca, teremos resultados de palavras como RPG fisioterapia, RPG postural, etc.

Pesquisa

O mesmo assunto pode ser buscado de forma diferente, dependendo do tipo de resultado que o usuário quer. Por exemplo, quando você quer saber como andou o interesse das pessoas em notícias sobre “COVID-19” nos últimos 90 dias, em todas as categorias possíveis, definindo como área o Brasil, você terá o seguinte gráfico:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Mas se você especificar somente pessoas que tiveram interesse em assistir vídeos sobre “COVID-19” no Youtube, você terá a seguinte informação:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Google Trends – Explore os Interesses Regionais

Você também poderá descobrir os interesses em cada região do país e fazer comparações. Veja no gráfico abaixo qual foi interesse das pessoas que, no mesmo período de 90 dias, buscaram informações sobre “COVID-19” e “SARAMPO” em todo o Brasil. Veja como ficou o gráfico da pesquisa comparativa no Brasil:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

E se você quiser ver como andou o interesse das pessoas em vídeos sobre as duas doenças no estado do Rio de Janeiro, o Google mostrará um outro gráfico.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

O Google Trends gera um mundo de informações relevantes. Basta saber fazer a pergunta certa. E pode ter certeza, isso não é tão fácil quanto parece.

Na Orkestra, estamos sempre atentos às novidades do mercado e às ferramentas mais poderosas para ajudar nossos clientes a se posicionarem melhor e alavancarem suas vendas. Por isso, recomendamos que você utilize o Google Trends em suas estratégias de marketing digital para descobrir tendências e entender melhor o comportamento de sua audiência ao fazer uma busca. Afinal, o conhecimento é o poder quando se trata de criar campanhas eficazes e conquistar mais clientes.

Envie uma

Mensagem