Marketing Educacional, uma estratégia para captação de alunos

A sociedade vem passando por um longo período de instabilidade. E a relação escola-aluno-família também.


Com a Educação cada vez mais ligada ao ambiente on-line, é imprescindível que nossa discussão vá além. Já está claro que o desenvolvimento pleno e saudável dos estudantes precisa de bem mais que câmeras de alta definição e potentes Gigas de internet.


É preciso ampliar o olhar e desenvolver processos de comunicação que gerem novas conexões. E a mensagem precisa estar, também, fora das telas: educação é prioridade.


Mas como comunicar de forma clara?


Estratégias de Marketing Educacional podem auxiliar nesse processo, dentro e fora da escola. Veja como:

Comunicação família-escola além do básico

O posicionamento de uma instituição de ensino é sobre essência. E, se bem definido, é o que vai destacar uma escola entre as demais. Mas, para se comunicar, também é preciso entender muito bem o caminho percorrido pelo público-alvo da comunicação: famílias e alunos.


Para cada segmento, o poder de decisão vai recair sobre um público diferente:

  • Nas fases pré-escolar e de Educação Infantil, o objetivo é comunicar à família a proposta pedagógica que abrange segurança, estímulos e desenvolvimento dos filhos.
  • Mais próximo ao Ensino Médio, os alunos vão ganhando autonomia e é importante estar inserido em seus universos, tendo como norte seus objetivos profissionais e acadêmicos.

Portanto, hoje, é preciso que a comunicação família-escola seja muito mais que o básico. Para comunicar bem, é necessário entender e se fazer entender.


E, no setor educacional, ainda é comum encontrar instituições que não seguem uma estratégia de comunicação organizada, com sites otimizados, propostas pedagógicas bem definidas, anúncios bem planejados e redes sociais com objetivos bem traçados.

O marketing nas percepções de valor e de preço

O objetivo do Marketing Educacional se desdobra, resumidamente, de três maneiras:

  • Comunicação Institucional
  • Relacionamento com o cliente
  • Captação de novos alunos

Por isso, ter boas estratégias pode auxiliar no posicionamento de autoridade da sua instituição e te afastar da guerra de preços com os concorrentes.


Isso porque um plano de marketing bem alinhado aos seus objetivos e ao seu público vai diferenciar a sua proposta entre as demais. Afinal, quem nunca ouviu os clássicos “melhor escola” ou “melhor número de aprovados no ENEM” sendo usados como propaganda?


Ainda que esses sejam pontos fortes da sua instituição, o Marketing Educacional vai te ajudar a fugir do óbvio e a comunicar com diferenciação. É assim que o cliente vai enxergar sua proposta com uma percepção de valor, no lugar de optar pelos menores preços. O objetivo é, sempre, criar conexões reais.

Inbound Marketing: uma alternativa para o setor educacional

A finalidade do Inbound Marketing é estimular e atrair o cliente até a marca, por todo o caminho desde o momento em que ainda se é desconhecido por ele, até a compra.


E no Marketing Educacional, a lógica do Inbound vai organizar as ferramentas utilizadas para garantir o resultado esperado: captação de novos alunos.


A estratégia em si não é novidade. A vantagem é construir um planejamento detalhado com as ferramentas já conhecidas – anúncios, conteúdo de mídias sociais, SEO, tráfego pago, e-mail marketing e mais – de uma maneira que faça sentido, conduzindo o cliente pelo caminho que prepararmos para ele.


E é dando informações relevantes sobre a escola e seu posicionamento que esse caminho vai se conectar diretamente às famílias e aos futuros alunos.

Família e escola seguindo o mesmo fluxo

No Inbound, o cliente é estimulado de diversas formas a se aproximar de um produto ou serviço. E, assim, a conhecer a empresa. A comunicação gera esse fluxo, que vem de fora para dentro.


No setor educacional, esse movimento é importante para que novas famílias entrem no fluxo, conhecendo a instituição até que se tornem parte dela. O movimento vai ressaltar a identificação. Vai fazer com que a família consiga se ver dentro da escola.


E o mais importante: as estratégias vão criar esse interesse pelo real valor da sua instituição. E não somente por propagandas com letras grandes, destacando a mensagem considerada a mais importante que as famílias precisam saber:


MATRÍCULAS ABERTAS.


Para ter sucesso, uma escola precisa comunicar e oferecer bem mais que isso. É assim que se começa a construir uma relação duradoura.

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