Como tornar sua marca onipresente na vida do cliente

O mundo digital permite que as pessoas estejam em todos os lugares, o tempo todo.


E essa fase de gerações hiperconectadas significa que se torna cada vez mais importante atingir o público em todos os canais em que se encontra, sem deixar essa relação se perder pelo caminho.


Com o objetivo de fortalecer a sua marca, estar à disposição do cliente em diferentes plataformas é indispensável. Mas a ideia de uma marca onipresente envolve a experiência do cliente por completo.


O que isso significa?


Significa que o contato entre empresa e público deve ser contínuo. Não só on, mas também off-line. Assim, vamos gerar resultado.

Tendência mundial

Você já ouviu falar na estratégia Omnichannel?


Essa tendência mundial proporciona uma experiência integrada ao consumidor, promovendo o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de uma mesma empresa: nas lojas físicas, no ambiente virtual, durante o atendimento e após o consumo do produto ou serviço.


O cliente vivencia a marca sem notar diferença entre o mundo on-line e off-line, pois existe sinergia entre cada um dos canais, de forma autêntica e com a máxima qualidade.


Literalmente, uma comunicação Omnichannel significa em todos os canais. Portanto, vai te tornar onipresente na vida do seu público.

Autenticidade para gerar conexão

Um conteúdo autêntico é feito de histórias verdadeiras. E essas histórias serão importantes no processo de conexão do consumidor com o seu negócio.


Isso porque a experiência do cliente precisa refletir, a todo tempo, o clima da sua marca. Isso vai gerar não só valor, mas também confiabilidade.


Segundo uma pesquisa da Stackla em 2021, 86% dos consumidores acham a autenticidade importante ao decidir quais marcas gostam e apoiam.


E, hoje em dia, as empresas acabam competindo mais por uma realidade simbólica do que representam do que pelas características de seus produtos ou serviços em si. Por isso, é importante que o cliente se identifique.


Não são só anúncios e patrocínios que vão te entregar a visibilidade desejada. A vivência do cliente precisa ser, acima de tudo, interativa. E essa interação pode ser através de:

  • Atendimento especializado on-line e off-line
  • Espaços físicos bem planejados
  • Conteúdos on e off bem estruturados
  • Storytelling da marca em todo o processo
  • Eventos e campanhas com objetivos específicos

É a união de tudo isso – e sempre mais – que vai ajudar o cliente a embarcar na sua ideia e ser um participante ativo na sua proposta.

Comunicação fora das telas

Uma pesquisa CNDL/SPC Brasil apontou que 84% dos compradores pesquisam em lojas físicas antes de concluir um pedido on-line. Esse dado mostra a importância de oferecer um serviço off-line de qualidade.
E mídias off bem estruturadas têm uma vantagem garantida: o impacto.


Fora do digital, podemos reforçar a credibilidade de uma marca, mostrando experiências reais. E acaba sendo mais uma oportunidade encantar o cliente. Afinal, quantos momentos inesquecíveis vivemos fora das telas?


Estratégias off-line estão intimamente ligadas à autenticidade e, portanto, a garantir o apoio do público à sua marca.

Extraindo o melhor do on-line

Não dá para fugir do fundamental: a presença digital.


E hoje, mais da metade da população brasileira fica on-line por uma média de 3h por dia, segundo dados da Comscore.


E nos meios digitais, a competição pela atenção do cliente vai ficando cada dia mais acirrada! Por isso, é importante pensar as melhores estratégias para que a sua marca conquiste a atenção dos usuários durante essa janela de tempo.


Um levantamento da Math Ads apontou que 9 em cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de fazer uma compra. Esse dado é fundamental para entendermos a necessidade de um bom posicionamento on-line, com opções e formatos diversos, com foco em atingir a audiência certa para a sua marca.


Pesquisas de tendências entre profissionais de Marketing também mostram a crescente presença das empresas em um número cada vez maior de canais de mídias sociais. E, naturalmente, esse movimento exige uma adaptação constante do conteúdo, já que os públicos diferem em cada canal.


Na Orkestra, nossa preocupação é avaliar principalmente a resposta do seu público, fugindo do senso comum, a partir de algumas perguntas:

  • Quem é o seu público?
  • Onde o seu público está?
  • Com quais canais ele se identifica mais?
  • Quais são os motivos dessa identificação?

Essas e outras questões são o nosso guia para um bom planejamento. E as marcas que acompanham essa tendência saem na frente em relação às que ainda não deram esse passo.


O importante é ter objetivos bem traçados. Assim, podemos extrair o melhor de múltiplos meios, on e off.


Gostamos de nos concentrar em fazer o melhor conteúdo possível direcionado ao que é mais relevante. Chega de perder tempo!


Vamos começar?

Envie uma

Mensagem