A diferença entre Inbound e Outbound marketing é uma discussão que já deu muito o que falar. Na verdade, são ideias diferentes que podem complementar a estratégia de marketing das empresas.

O inbound procura criar conteúdo relevante para o cliente e, assim, atrair sua atenção de forma orgânica. Já o Outbound, utiliza técnicas mais agressivas de marketing, entrando em contato direto com o possível cliente e apresentando o seu produto.

Na prática, você entende qual é a diferença entre Inbound e Outbound marketing? Acompanhe e descubra!

Inbound marketing

Para começar, vamos ver quais são as características do Inbound Marketing.

Criação de conteúdo relevante

Grande parte do inbound vem da criação de conteúdo para o público. Através dele, visitantes são atraídos para o seu blog e começam a nutrir uma relação com o seu negócio, já que você os ajuda a resolver um problema através do material que coloca por lá.

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Foco em relacionamento

Grande parte do inbound marketing está focado em relacionamento. Ao invés de interromper a recepção da mensagem pelo usuário de forma direta, aqui, você deixa o caminho livre para que o prospect tome suas próprias decisões, mas que, mesmo assim, veja sua marca como uma parceira confiável.

Geração e nutrição de leads

Os leads são o grande foco do mercado de marketing. Gerar leads é trabalhar para vender mais e conquistar mais clientes fiéis para o seu negócio. Grande parte do trabalho no inbound envolve criar leads qualificadas e nutri-las através de e-mail marketing, postagens nas redes sociais e anúncios com o conteúdo que você produz.

Custo

Com certeza os custos de uma estratégia de inbound marketing são mais baixos do que outras ações de marketing. Os canais se adaptam ao seu investimento e a capacidade de mensurar resultados é muito alta!

Outbound marketing

Agora, vamos falar um pouco sobre o Outbound Marketing?

Modelo de comunicação em massa

O outbound conversa com mais pessoas ao mesmo. O seu modelo de comunicação é em massa, ou seja, você vai falar com um montante do seu público, sem a possibilidade de segmentação e personalização.

Resultados mais rápidos

Como você coloca a mensagem diretamente no destinatário, o seu retorno é bem mais rápido. Não há dependência entre o possível cliente encontrar o seu negócio, nutrir um relacionamento e após isso realizar a compra.

O ROI chega mais rápido

Como os resultados chegam mais rápido, logo o seu retorno sobre o investimento também. O ROI é diretamente relacionado a quantas vendas foram feitas com um certo investimento, sendo assim, quanto mais rápido você vender para o público que teve contato com os seus meios, melhor!

Qual é o certo para o meu negócio?

Bom, essa é uma dúvida muito comum. E a resposta é: os dois! Cada um atende uma necessidade dos negócios e eles podem ser usados em conjunto, já que possuem táticas complementares. O importante é definir bons objetivos para o seu negócio e então analisar o que vai te ajudar a alcançá-los.

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O que você acha sobre o inbound e o outbound marketing? Nós queremos saber qual é a sua opinião, conte para a gente nos comentários!