O que é Marketing Educacional?

O Marketing Educacional engloba todas as ferramentas e estratégias utilizadas pelas Instituições de Ensino para captar a atenção do seu público-alvo e convertê-los em clientes/alunos. Por meio dele, é possível divulgar os diferenciais, a infraestrutura e os valores de cada instituição, além de reforçar o posicionamento e a presença das escolas junto ao público.

Durante décadas, o Marketing Tradicional e a publicidade off-line (jornal, rádio, TV) , foram amplamente utilizados pelos gestores de educação para divulgar suas escolas. Hoje, apesar de ainda ser a principal escolha para as campanhas de marketing educacional, vem dividindo espaço com o Marketing Digital. As escolas que trabalham com os dois tipos de marketing alcançam maiores resultados. Logo, podemos dizer que é essencial que os dois trabalhem de forma integrada.

Por que trabalhar com marketing digital?

A sociedade, as pessoas de diferentes faixas etárias estão cada vez mais digitais, por isso, é essencial que as escolas tenham uma estratégia voltada para o on-line. Também é importante frisar que os pais desses alunos são cada vez mais jovens, portanto, têm uma grande experiência digital que aumenta, exponencialmente, com o passar dos anos. A digitalização da sociedade avança a um ritmo sem retorno e as instituições de ensino que não se adequarem a essa realidade, podem ficar fora da competição e do mercado.

Mas, quais são as principais características do marketing digital para instituições de ensino?

Presença WEB

A internet é, frequentemente, a primeira forma de contato que os futuros pais e alunos terão com a sua instituição de ensino. Nesse momento, eles estarão explorando e fazendo comparações. Não visitarão apenas o seu site, navegarão por várias outras instituições de ensino. Provavelmente, permanecerão mais  tempo nas páginas capazes de captar sua atenção e oferecer respostas ao que estão pesquisando.

Mas não estamos falando unicamente do site, pois o usuário pode chegar até você através de vários canais.  Portanto, a sua instituição de ensino precisa ter uma presença digital bem cuidada e profissional em todos os canais e formatos. As redes sociais são imprescindíveis, mas precisam ser monitoradas constantemente. Através delas, temos uma noção da reputação on-line da sua instituição e podemos saber, a todo momento, tudo o que está sendo dito sobre ela.

Conteúdo

Os conteúdos que as escolas devem oferecer em seus sites não devem ser discursos corporativos para um pequeno público. É recomendável utilizar uma técnica de nutrição de leads, em que o conteúdo postado motiva o usuário a avançar na jornada de compra. Mas, acima de tudo, o conteúdo deve ajudar o futuro estudante a tomar a melhor decisão possível e não seguir repetindo, aos quatro ventos, que a sua escola é um “centro de referência”

ESTÁ GOSTANDO DESTE CONTEÚDO? TEMOS UM EBOOK GRATUITO EM QUE FALAMOS MAIS SOBRE ISSO E MUITOS OUTROS ASSUNTOS:

Visibilidade

Aparecer em posições superiores nos mecanismos de busca – Google e Yahoo, por exemplo – é um sinal de credibilidade e nos coloca em destaque. Devemos analisar qual a visibilidade on-line da sua escola, como ela quer se posicionar e em quais tipos de busca o seu site aparece nas primeiras posições. Podemos (e devemos) realizar campanhas digitais nos períodos de pré-matrículas e matrículas, tanto no Google como nas redes sociais.

Segmentação

Ao fazer publicidade na internet, você quer atingir um grupo específico de pessoas, com características e desejos semelhantes – o seu público-alvo. Para isso, é necessário estudar esse público e segmentar adequadamente as suas campanhas.
Quanto mais precisa e segmentada for a mensagem, maior a probabilidade de êxito. Com os canais digitais certos, é possível criar estratégias de segmentação efetivas, que não seriam viáveis no mundo real.

Atração e Captação

Nos dias atuais, em que existe uma alta variedade de opções, é necessário se destacar e ser capaz de produzir conteúdos que atraiam o seu público-alvo. Para ser realmente efetivas, as escolas devem combinar ações e conteúdos orgânicos com campanhas de publicidade segmentadas, por exemplo, no Google e nas redes sociais.

Transparência

Os novos hábitos de comunicação fazem da transparência um valor muito apreciado. As redes sociais possibilitam que tudo de bom seja conhecido e tudo que for desfavorável seja conhecido mais rápido ainda.

A reputação on-line é um fator muito importante e devemos dedicar todos os recursos necessários para que ela seja altamente positiva.Temos de ser conscientes do que dizem sobre as instituições de ensino na rede e fazer o possível para corrigir o qualquer problema em caso de críticas ou queixas.

Lembre-se:  saber utilizar o Marketing Educacional é uma questão de sobrevivência. E neste caso, não sobrevive a instituição mais forte ou a maior, e sim aquela que tiver a maior capacidade de se adaptar a essa nova realidade.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? TEMOS UM EBOOK GRATUITO EM QUE FALAMOS MAIS SOBRE ISSO E MUITOS OUTROS ASSUNTOS: