Uma boa estratégia de Marketing Digital passa, obrigatoriamente, por um bom planejamento de ações de E-mail Marketing. Isso acontece porque o E-mail Marketing transforma um primeiro contato superficial em um cliente fiel. Resultado: mais vendas e mais clientes satisfeitos. Mas por que planejar as ações de E-mail Marketing é tão importante assim? Por que gerar leads é fundamental para construir um relacionamento de sucesso? Vamos saber mais!

O que são Leads?

Algumas pessoas confundem visitantes com leads. Acham que o fato de se obter alguma informação sobre um consumidor é o suficiente para defini-lo como um lead.

Está gostando deste conteúdo? Temos um ebook gratuito em que falamos mais sobre este assunto e vários outros:

banner-introcucao-emailmkt-521x120

Na verdade, leads são um passo além de um simples visitante. Leads são aqueles contatos que trocaram suas informações pessoais por alguma “informação” de forma gratuita. Por exemplo: “baixe este passo a passo grátis, é só cadastre-se abaixo!”.

Com informações completas sobre uma pessoa, é muito mais fácil estabelecer uma relação de proximidade, efetivar uma venda e, posteriormente, trabalhar a fidelização deste consumidor.

Por que é importante gerar leads ?

Ter o e-mail não significa que você já tem todas as informações que precisa de um contato. Uma ação bem planejada de Marketing Digital colhe informações mais detalhadas que possibilitam segmentar os leads de acordo com os perfis definidos para formatar ações específicas e atraentes.

Quando se gera leads alinhados com o perfil e o interesse da empresa, o processo de fechamento de vendas se desenvolve com muito mais facilidade.  A venda passa a ser uma questão de tempo pois, aquilo que a sua marca, produto ou serviço irá oferecer será bem aderente ao desejo desse futuro consumidor.

Onde entra o planejamento de E-mail Marketing?

A utilização adequada do  E-mail Marketing é uma das melhores maneiras para atrair leads para seu site institucional. Segundo o portal de notícias UOL, cerca de 96% dos seus usuários checam todos os seus e-mails ao menos uma vez por semana. Este percentual ainda é maior do que o Facebook, por exemplo.

Através do e-mail a sua comunicação com seus leads será muito mais eficiente e barata do que se você utilizar o rádio, o jornal a televisão ou as diferentes ferramentas de comunicação social existentes no mercado. Mas, você precisa estar atendo. Enviar mensagens aleatoriamente, sem critérios e sem permissão pode ser um tiro no pé.

Como realizar um planejamento do E-mail Marketing eficiente?

Assim como existem os 4 P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça, Promoção), existem também os 4 P’s do E-mail Marketing.

  1. Proposta: que consiste na elaboração precisa daquilo que será comunicado ao seu público.
  2. Permanência: quantas vezes serão enviados os e-mails para aquele público, em que período e até quando.
  3. Permissão: estimular a ação de seu público, seja ela para agir em função da aceitação de uma promoção, seja ela para recusar uma promoção.
  4. Pertinência: diz respeito a o quanto sua empresa e sua proposta são relevantes ao público que você deseja atingir.

Mesmo com o avanço de outras técnicas de Marketing Digital, o planejamento de campanhas utilizando E-mail Marketing ainda é fundamental para a captação de leads ou para consolidar o relacionamento com o cliente já conquistado. Uma comunicação precisa e de baixo custo.

Claro que apenas a  utilização  desta ferramenta não garante todo o sucesso para suas ações. Como já comentamos, uma boa estratégia de Marketing sempre envolve ações integradas em diferentes canais on e off-line.

Gostou deste conteúdo? Temos um ebook gratuito em que falamos mais sobre este assunto e vários outros:

banner-introcucao-emailmkt-521x120

Por fim…

Quer trocar mais ideias sobre táticas de utilização de E-mail Marketing para gerar leads? Entre em contato com a gente.

Utilize os comentários para deixar a sua opinião a respeito do assunto ou para contar suas ações bem-sucedidas.