A forma como os profissionais de marketing trabalham evoluiu muito ao longo dos anos. Ferramentas digitais possibilitaram a expansão das ações de marketing para um público maior e de forma escalável. Porém, isso não significa que o marketing off-line tenha perdido sua importância. Na verdade, integrar os dois meios pode gerar excelentes resultados para a sua estratégia de marketing. Conheça o marketing integrado e sabia como unir suas ações de marketing on-line e off-line. Acompanhe.

Marketing off-line

Os meios off-line são os mais comuns dentro do marketing. Há muito tempo os profissionais de marketing utilizam técnicas de promoção no ponto de venda e compram espaço publicitário em meios como rádio, televisão, jornal, cinema, outdoor etc. Mas, com o avanço da tecnologia, novas mídias surgiram e a forma como as marcas passaram a conversar com os consumidores também mudou.

O conceito de marketing que estimula o consumidor a realizar apenas uma compra está vencido. Hoje, o marketing é mais envolvente, procura criar uma relação mais duradoura do consumidor com a marca, entra na vida das pessoas com ações diversas. Praticamente uma relação social, que vai muito além do simples consumo. E esse é o grande lance do marketing integrado.

Marketing on-line

Redes sociais, links patrocinados, quizzes on-line, QR Codes, são apenas alguns esforços on-line que podem ser feitos. Grande parte do marketing on-line procura criar um relacionamento com o consumidor e vender a partir disso. Mas o principal é que novas ferramentas se tornaram disponíveis para o profissional de marketing criar ações que procuram vender mais utilizando-se os hábitos sociais do seu público. As pessoas passam, em média, quase 13 horas do seu mês navegando em redes sociais, principalmente o Facebook. Criando uma linguagem adequada e interagindo com o usuário, os profissionais de marketing criam mais oportunidades de venda para as empresas utilizando ferramentas on-line para alcançar o seu público.

O marketing integrado

Não é porque on-line e off-line se utilizam de diferentes meios que não podem trabalhar em conjunto, de maneira complementar. O grande segredo do marketing integrado é que você utiliza um meio para levar o consumidor a outro, de acordo com o que seja mais interessante para o seu negócio.

Por exemplo, se você deseja que mais consumidores visitem a sua loja física, pode criar promoções, ofertas e descontos especiais pelos seus meios on-line que levem seu público até a loja para ganhar o benefício. O mesmo vale para o inverso: incentivar o visitante da sua loja a se cadastrar em uma promoção ou se inscrever na sua newsletter. As opções são várias, mas o importante é que as ações sejam complementares e trabalhem juntas para que você tenha sucesso na sua estratégia de marketing.

Marketing on-line e off-line não devem andar separados. Na verdade, ambos permitem ações complementares que podem escalar os resultados da empresa e atingir o público em qualquer meio, sempre respeitando a linguagem adotada pelo negócio e procurando criar um relacionamento com o cliente, que pode resultar em mais vendas.

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