O facebook acaba de anunciar mais uma mudança significativa na rede social. Trata-se da alteração de um algoritmo, que irá afetar todos os tipos de conteúdo postados. Em um comunicado, o vice presidente do Facebook Adam Mosseri explicou que, a partir dessa atualização os usuários passarão a ver mais noticias de amigos e familiares, em detrimento de anúncios. Essa mudança, no entanto, poderá afetar diretamente as empresas que utilizam a rede social.

De acordo com Mosseri, quando o feed de notícias foi lançado em 2006, era difícil imaginar o desafio que a empresa enfrentaria agora: muita informação para qualquer um consumir. Nesta última década, mais de um bilhão de pessoas juntaram-se ao Facebook e hoje elas compartilham uma enxurrada de histórias todos os dias. É por isso que o conteúdo do feed é ranqueado – para que os usuários possam ver o que é relevante primeiro e não perca material importante de seus amigos. Se o ranking não existe, as pessoas não vão se envolver.

Confira abaixo as principais mudanças implementadas pela rede social e os impactos no feed de noticias dos usuários e nas fanpages:

Amigos e familiares primeiro

O facebook foi construído sobre a ideia de conectar as pessoas com os seus amigos e familiares. Esse ainda é o principal objetivo do feed de notícias A prioridade é manter os usuários conectado com as pessoas, lugares e coisas que ele quer ser conectado – começando com os amigos do Facebook. E para garantir que eles não percam posts dos contatos mais importantes, o facebook vai colocá-los no topo do feed de notícias. A rede social vai aprender e se adaptar ao usuário ao longo do tempo. Por exemplo, se você costuma curtir de fotos da sua irmã, o facebook vai começar a colocar os posts dela mais perto do topo do seu feed . Isso vai garantir que você não perca o que ela postou enquanto esteve fora.

Conteúdo do facebook personalizado

Depois dos amigos e familiares, o facebook vai priorizar informações e entretenimento. Da mesma forma como vai ocorrer com os contatos, o algoritmo vai identificar o que cada um considera fonte de informação ou diversão. Se alguém mostra preferencia por esportes, esse conteúdo aparecerá mais vezes; se para outra pessoa é notícia de celebridade, é isso que será mostrado.

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Usuário no controle

Em última análise, você sabe o que é mais significativo para o seu feed e é por isso que o facebook desenvolveu controles para que as pessoas possam personalizar o que veem. Recursos como “deixar de seguir”, “esconder” e “ver primeiro” ajudam o usuário a criar sua própria experiência – e quando ele decide usá-los, a rede social usa as ações como feedback . Isso ajuda a entender melhor qual conteúdo é mais importante para cada pessoa. Por exemplo, se você se esconde um post de alguém, é um sinal de que está menos interessado em interagir com essa pessoa no futuro.

Como isso impacta a sua empresa?

Com a mudança de algoritmo, o alcance orgânico das fanpagens será reduzido, ou seja o conteúdo postado na sua página pode não ser visto pelas pessoas que a sua empresa quer alcançar. Como a rede social se tornou indispensável para qualquer negócio, a mudança do algoritmo trouxe um impasse. Enquanto o facebook quer que os usuários se relacionem uns com os outros, as empresas querem alcançar cada vez mais seguidores para as suas fanpages.

Contornando o problema

Para driblar o problema as empresas podem investir nas ferramentas oferecidas pelo facebook, que irão impulsionar as páginas e garantir que as publicações tenham um alcance maior. Porém essa solução deve ser uma exceção, não uma regra. Utilizar somente esses recursos podem transformar as empresas em refém da rede social. Além de tudo, essas ferramentas custam dinheiro e podem ser inviáveis para pequenos negócios que estão começando agora e que não podem investir muito dinheiro no facebook.

A solução para esse embate é bem simples: investir em um conteúdo de qualidade. Se a sua fanpage tiver posts que atraiam e surpreendam, vai ganhar cada vez mais likes e seguidores que irão compartilhar as publicações. Invista na criatividade e seja diferente das outras empresas, isso irá garantir que a sua pagina fique sempre no topo do feed de noticias dos usuários.

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Fonte: Facebook