É um fato conhecido que fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo. E como isso está diretamente relacionado aos lucros, o empreendedor deve buscar maneiras e ferramentas para realizar esse trabalho com eficiência. Entre as estratégias disponíveis, o marketing de conteúdo é, com certeza, uma das mais interessantes, pois pode desenvolver todas as etapas do ciclo de seus clientes (atração, conquista, conversão e fidelização) através de seu planejamento.

O comportamento dos consumidores mudou bastante nos últimos anos e, com essa mudança, vieram novas práticas para promover negócios e produtos. O marketing de conteúdo é uma delas e, no post de hoje, vamos mostrar seu funcionamento e dar um exemplo de estratégia que pode ser aplicada no seu negócio. Vamos lá?

Entendendo o marketing de conteúdo

O planejamento de marketing de conteúdo tem por objetivo listar as principais características de sua empresa, do mercado em que você atua e do seu público-alvo. E então, de acordo com essas informações, será definido o estilo de comunicação utilizado para fazer desde a atração até a fidelização de clientes. Sua documentação deverá listar palavras-chave, estilo de comunicação em seu segmento, quais canais podem ser utilizados, os responsáveis pela execução, entre outros detalhes importantes para sua estratégia.

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Toda comunicação realizada por sua empresa será baseada em seu plano de marketing de conteúdo — desde os textos das páginas de seu site até os slogans para suas campanhas de publicidade. Por isso a importância desse planejamento!

Aplicando o marketing de conteúdo

Para que você possa entender todo o ciclo de uma estratégia de marketing de conteúdo, vamos exemplificar como pode aplicar no seu negócio.

Atração de clientes

Quando o assunto é conteúdo, criar um blog é uma maneira prática, simples e de baixo investimento para atrair clientes em potencial. Para conseguir os melhores resultados possíveis com ele, produza conteúdos focados na sua área de atuação e de interesse de seu público; dessa forma, você irá agregar valor à sua marca. Por exemplo, uma loja de suplementos alimentares pode realizar publicações com informações sobre os principais suplementos, além de dicas para quem gosta de fazer exercícios físicos.

Geração de leads

Um dos objetivos do marketing de conteúdo é produzir materiais que possam educar uma audiência — e uma prática interessante é a produção de e-books e outros tipos de conteúdo que sejam mais completos ou ricos em informações. Depois, ofereça esses materiais em troca dos dados do cliente (nome, e-mail, telefone, etc.). O baixo investimento para realizar esse tipo de estratégia torna sua inclusão na lista de suas ações quase obrigatória.

Conversão de prospects

Depois de obter os dados de contato de seus clientes em potencial, o próximo passo é promover o relacionamento com sua lista de contatos. Uma campanha de e-mail marketing é um bom exemplo. No conteúdo de suas mensagens, utilize textos que realmente atraiam a atenção dos contatos em sua lista.

Fidelização de clientes

Depois de vender, chega o momento do arremate: fidelizar seus clientes. É aí que o marketing de conteúdo se mostra mais eficiente, pois postagens em blogs, que são simples de realizar, já podem servir como ferramenta de fidelização. Porém, é bom analisar e ver quais os melhores canais ou materiais que você pode produzir para seu público. Uma dica é coletar a opinião de seus clientes sobre os conteúdos produzidos — com essas informações, você saberá exatamente o que pode produzir.

Produção de materiais

Para que possa cimentar o poder do marketing de conteúdo na fidelização de clientes, confira alguns materiais ricos, com um alto poder de atração e persuasão, que você pode produzir:

  • E-books;

  • Treinamentos, tutoriais e minicursos;

  • Infográficos;

  • Pesquisas e guias;

  • Hangouts e Webinars;

  • Checklists;

E existem também ações de pós-venda, como convidar o cliente para fazer um retorno. Essa é outra excelente maneira de manter seus clientes pensando em sua empresa e nas suas soluções ou serviços prestados.

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