O e-mail marketing consiste em utilizar o envio de e-mails como ferramenta de marketing, seja para promover um conteúdo, gerar vendas, divulgar eventos, entre outras finalidades — sem dúvidas, o e-mail ainda é um excelente canal de comunicação entre marcas e consumidores e quando utilizado de maneira estratégica, certamente as empresas alcançam resultados fantásticos!

Selecionamos os primeiros passos para a sua empresa começar a utilizar o e-mail marketing de forma efetiva. Confira!

Benefícios de uma campanha de e-mail marketing

Muitas empresas já perceberam que a utilização dessa tática possui muitos benefícios na conquista e fidelização de clientes, e uma das vantagens em utilizar essa estratégia é a possibilidade de mensurar os resultados rapidamente.

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Você será capaz de ter acesso a diversos relatórios com informações valiosas, como: taxa de abertura, taxa de clique, links mais clicados, taxa de descadastro, entre outras métricas, que facilitam a análise do desempenho de uma campanha. Desta forma, a empresa pode mudar a sua estratégia em tempo hábil para obter resultados mais efetivos com o e-mail marketing.

Além disso, o envio de e-mails permite que a empresa otimize o seu investimento, pois ao contrário da publicidade tradicional, o custo desta ação é mais acessível, o que em tempos de crise, com certeza, é muito válido.

Construa uma base de e-mails segmentada

O envio de e-mails é muito eficiente quando se tem uma lista bem segmentada de contatos. Isso possibilita que a empresa crie ofertas personalizadas, representando uma excelente estratégia para aumentar as vendas. Quanto mais bem direcionado for o disparo de e-mails mais oportunidades de gerar negócios a empresa terá. Além disso, filtrar o perfil das pessoas que estão na sua lista de e-mail é fundamental para evitar erros desastrosos, como, enviar uma promoção de um produto para os clientes que já o adquiriram.

Para evitar que isso aconteça o indicado é que você construa uma base de e-mails com o máximo de informações possível sobre a sua audiência para potencializar o seu retorno sobre o investimento (ROI). A empresa pode coletar os e-mails das pessoas que se cadastraram para receber a newsletter, ou dos consumidores que deixaram o seu endereço em troca de um e-book, por exemplo, entre outras situações. O importante é saber identificar e separar esses contatos para enviar os e-mails de forma efetiva.

Planeje a sua campanha antes de executá-la

Estabelecer quais sãos os objetivos da empresa com a campanha, o perfil do público que deseja atingir em cada abordagem, as metas a serem atingidas e quais são as métricas relevantes para medir os resultados, é essencial para criar uma campanha de sucesso! Registre todas essas informações no planejamento para que ele seja um roteiro para os profissionais durante a execução da estratégia.

Escolha uma plataforma para envio de e-mail marketing

Existem diversas opções eficazes disponíveis no mercado para começar a sua campanha de e-mail marketing. Além de oferecerem diferentes tipos de layouts para os e-mails, essas ferramentas disponibilizam relatórios com dados valiosos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas — são estatísticas sobre o percentual de abertura, taxa de clique nos links, taxa de descadastro, entre outras métricas. Analisar os resultados é fundamental para aprimorar a estratégia e atingir resultados sensacionais!

Defina o melhor dia e horário para envio

Apesar de o e-mail ser um canal que as pessoas acessam diariamente, alguns dias e horários podem ser mais interessantes do que outros. Para descobrir o melhor momento de conversar com a sua audiência, faça testes. Observar os dias que o seu site recebe mais acessos, por exemplo, é um excelente indicador. A frequência do e-mail marketing influencia diretamente a taxa de abertura dos e-mails, então, fique atento!

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Ainda tem dúvidas sobre como iniciar a sua campanha de e-mail marketing? Fale com a gente e deixe aqui o seu comentário!