O planejamento da sua campanha de marketing digital é o primeiro passo para alcançar os resultados almejados. Portanto, planejar cada etapa é fundamental para que não haja surpresas desagradáveis ao longo do ano como, por exemplo, não conseguir atender a demanda de clientes. Esse é apenas um dos fatores que prejudicam a imagem de uma empresa no mercado e que pode ser evitado com um bom planejamento.

Estabelecer metas, conhecer e direcionar a verba de cada campanha de marketing digital para o seu público-alvo específico, além de cumprir prazos e manter a qualidade do que foi vendido, são tarefas árduas e que precisam de comprometimento. Isto é, um escorregão aqui ou a falta de conhecimento ali, podem fazer com que todo o ano de trabalho seja perdido e o seu investimento em tempo e dinheiro sejam jogados fora.

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Verifique cada etapa do planejamento

O primeiro passo do planejamento é definir o público-alvo. Conheça o seu cliente.

  1. Em qual mídia a sua campanha estará ativa? Segmente por canais.
  2. Quando a campanha estará acontecendo? Não perca o timing da ação.
  3. Com que frequência a campanha acontecerá? Será sazonal ou permanente?
  4. As informações do briefing da campanha devem ser concisas.
  5. Saiba o que o concorrente está fazendo e como está posicionado no mercado. Quanto custa e quanto vende.
  6. Tenha mecanismos de resposta imediata: e-mail, telefone, formulário no site etc. Mas atenção! Responder é mais importante do que ter um meio de contato disponível. Um cliente sem resposta pode ser um cliente perdido.
  7. Administrar custos x investimento x retorno. Eles são distintos e pedem uma análise isolada.
  8. Qualidade do atendimento e cumprimento dos prazos de entrega. Não descuide de nenhum dos dois.

Analise os resultados

E por último, mas não menos importante, é fundamental medir os resultados. Aqui você saberá onde está errando e, também, acertando. A partir dos resultados obtidos, é possível ajustar e redirecionar o foco e a verba investida, bem como saber em qual canal a sua campanha de marketing digital alcançou o melhor desempenho.

Assim, nas próximas vezes você conseguirá, cada vez mais, fazer com que a sua estratégia atinja resultados melhores, buscando detectar falhas antecipadamente. Imprevistos podem acontecer no decorrer da sua campanha de marketing digital, mas, com um bom planejamento, eles podem ser contornados ou até evitados.

Portanto, procure seguir todas as etapas do que foi planejado para o seu negócio.

Planejar é a melhor receita de sucesso

É comum ver grandes empresas fazendo o planejamento para os próximos 5 anos de ações de marketing. Esses planos passam por modificações e ajustes na medida em que os hábitos e necessidades dos consumidores também vão mudando. Ganha aquele que acompanhar as mudanças e melhor atender ao cliente.  Evite surpresas e acompanhe sempre o andamento da sua campanha, pois, como diz o ditado popular “o olho do dono é que engorda o gado”.

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