Depois que a internet e o mercado digital se popularizaram surgiu uma nova metodologia para profissionais de marketing. Essa metodologia, conhecida amplamente como marketing digital, envolve diversos canais de comunicação e está em constante evolução. A divulgação de produtos e serviços no ambiente on-line pode ter diversas frentes. Por isso, hoje, vamos destacar 5 dicas para você melhorar a campanha de marketing digital da sua empresa. Confira.

Planejamento de Marketing Digital

Não haverá uma boa campanha de marketing, inclusive digital, se não houver um bom planejamento.

Diferentemente do que a maior parte das pessoas pensa quando vê essa palavra, um planejamento de marketing digital não precisa ser um tratado superextenso. Precisa conter, basicamente, um apanhado de todos os detalhes que envolverão a campanha: objetivo, produto e/ou serviço, foco, público-alvo, personas, canais, formatos, orçamento etc. Tudo o que você considera importante para que qualquer profissional envolvido entenda perfeitamente.

Está gostando deste conteúdo? Temos um ebook gratuito em que falamos mais sobre este assunto e muitos outros:

banner-otimizar-canais

Conhecer a persona alvo

Não adianta fazer um planejamento incrível, pensar em ações supercriativas com um objetivo bem palpável e definido, se você não souber para quem está fazendo aquela campanha.

Conhecer o público-alvo é importante e, para isso, a metodologia de personas é fundamental. Com ela, você pode entrevistar algumas pessoas que já sejam clientes e, em seguida, com base nos padrões, sua equipe de marketing pode desenhar um perfil baseado nas características dos entrevistados. É isso que vai direcionar toda a sua criação da campanha de marketing digital.

Selecionar os canais

Na internet existem inúmeros canais de marketing e cada um deles tem seu perfil e proposta específicos. Por isso, não queira usar todos só porque “tem que usar”. Saiba bem qual é a persona, qual o objetivo e, com base nisso, defina quais canais irá utilizar. Afinal de contas, por que usar o Pinterest se na verdade seu público-alvo está no Instagram?

Integração multicanal

Uma campanha de marketing digital eficiente tem uma abordagem multicanal. Ou seja, a mensagem transmitida estará integrada entre os diversos canais escolhidos. O mesmo post que for escrito para o blog pode render um post em redes sociais, assim como um vídeo para o Youtube e uma campanha de mídia paga no Google Adwords. Tudo isso direcionando para uma única landing page que reúne todas as informações da empresa, produto ou serviço.

Monitoramento e mensuração dos resultados

 

Por fim, uma das maiores vantagens do marketing digital é que tudo é mensurável. Existem diversas ferramentas que podem monitorar e medir sua campanha de marketing digital de várias formas possíveis para cada canal que você for trabalhar. Invista na agilidade, mantenha um monitoramento efetivo e aproveite os insights vindos desse acompanhamento para melhorar e adaptar as campanhas no decorrer do processo. Essa agilidade é uma das grandes vantagens do marketing on-line.

Depois de tudo executado, analise com calma os resultados, reúna os insights com base no aprendizado do que deu certo ou não e guarde esse conhecimento para suas próximas campanhas.

Estas foram nossas 5 dicas para a campanha de marketing digital da sua empresa. Com certeza, estas informações poderão ajudar você a ser muito mais eficiente divulgando sua empresa na internet.

Gostou deste conteúdo? Temos um ebook gratuito em que falamos mais sobre este assunto e muitos outros:

banner-otimizar-canais

Se tiver alguma outra dúvida, não deixe de fazer um comentário abaixo.