As campanhas em redes sociais continuam a crescer como estratégia de marketing e o que temos visto é um aumento expressivo de campanhas cada vez mais inteligentes e eficazes.

Se a sua empresa pretende fazer uma dessas campanhas, mas encontra alguma dificuldade no planejamento ou na execução, dê uma olhada nestes 4 pontos que separamos especialmente para você. Eles foram citados por Sonny Ganguly, consagrado palestrante especializado em Gestão e Marketing, com mais de 40 milhões de seguidores.

Leia com calma e faça as suas anotações sobre os 4 pontos importantes para o sucesso das suas campanhas nas Redes Sociais.

1- Desenvolva minuciosamente um projeto

Uma boa campanha de rede social começa com um planejamento minuciosamente desenvolvido. Comece com pesquisa, faça uma análise profunda dos seguidores de sua rede e identifique que áreas podem ser melhoradas em relação à concorrência. Existem redes diferentes para diversos fins e você deve ter foco na que melhor atende às suas necessidades. Instagram e Facebook, por exemplo, são ótimos para trabalhar os Millenials, também conhecidos como a Geracão Y ou Geração Internet. Porém, os Baby Boomers e Geração X serão mais difíceis de encontrar por ali. Saber com certeza onde está o seu público-alvo é fundamental.

Tomada a decisão de qual campanha executar nas redes sociais, chegou a hora de verificar o orçamento e os recursos disponíveis.

Cerca de 49% dos líderes de empresas globais pretendem aumentar seus orçamentos voltados à mídia social. Isso torna mais fácil a captação de recursos. E se você precisar de recursos adicionais como plataforma de mídia social, CRM ou plataforma de automação, lembre-se de incluir isso no seu escopo.

Com planejamento pronto e orçamento definido, monte a sua equipe. Lembre-se que atribuir funções antes de começar ajuda a evitar confusão e sobreposição de responsabilidades. Se a campanha será veiculada em todos os canais, certifique-se que os membros da equipe estão todos selecionados para que tudo corra com sucesso.

Por fim, deverão ser identificadas as métricas que serão usadas para medir o sucesso e o ROI. Para isso, é necessário definir as metas da campanha e seguir em frente.

2- Defina os objetivos

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing é preciso definir claramente seus objetivos. Decidir, no início da campanha, o que você pretende alcançar torna mais fácil a medição e a análise dos resultados.

A campanha em redes sociais pode ter vários objetivos e cada parte de sua estratégia pode definir um objetivo diferente. Apresentamos aqui alguns dos objetivos mais comuns na maioria das campanhas.

  • Aumentar a consciência da marca

Se o seu negócio é relativamente novo (ou novo para a rede social), ou se você precisa destacar algum assunto, seu objetivo será o de aumentar a percepção da sua marca. Caso contrário, a campanha surtirá pouco efeito.

Para medir a influência social da sua marca, use as métricas-chave de referência, como o número total de seguidores, as menções/retweets e as entradas de sites ou downloads de aplicativos impulsionados pelos meios de comunicação social.

  • Traffic Drive mais Website

Quem não quer mais acessos ao seu site ou blog? Isso é mais do que natural. Quanto mais visitantes seu site recebe, mais oportunidades surgem de compartilhamento do seu conteúdo em redes sociais e aumento de seus seguidores nas suas redes favoritas.

Para atrair mais tráfego, direcione os usuários para uma página em seu site onde sejam possíveis novas ações. Use o Google Analytics,  WebTrends ou a Navegg,  as principais ferramentas de Web Analytics  para obter as métricas de referência, como o total de visitas na web, as visitas impulsionadas pela rede social, o tempo gasto no site e o engajamento global dos usuários.

  • Lealdade de visitantes

Quer aumentar a fidelidade do visitante do site? A condução para gerar mais tráfego no site é um objetivo a curto prazo. Mas você pode aumentar a quantidade do tempo gasto em seu site e a frequência de visitas de retorno para longo prazo.

Se a fidelidade do visitante é um dos seus objetivos, considere uma campanha de rede social que faça com que os usuários visitem seu site várias vezes, entrem ou encontrem informações. Para medir a fidelidade do visitante, utilize métricas de referência como páginas por sessão, duração média da sessão e percentagem de novas sessões.

  • Melhore as taxas de conversão

Se o seu negócio é bem conhecido e já recebe uma grande quantidade de visitantes da Web, sua campanha deve se concentrar em melhorar as taxas de conversão do site / app. Se a sua empresa considera como conversão a compra de um produto, ou uma inscrição, ou qualquer coisa semelhante, você pode alinhar o aspecto de sua campanha na rede social com as conversões do site.

Considere campanhas que levem os usuários a preencherem um formulário ou se inscreverem para obter o benefício ou o valor oferecido. Mas lembre-se de ficar de olho nessas conversões para ver se estão sendo significativas e captando clientes de longo prazo com a sua campanha. Para medir o impacto da sua campanha de rede social em conversões, utilize métricas como totais de entradas no site, total de conversões e conversões sociais assistidas.

3- Cross-Canal Promoção

Se a sua marca não possui milhões de seguidores leais, sua campanha de rede social, provavelmente, precisará da ajuda de outros canais de marketing para alcançar os resultados desejados. As melhores campanhas na rede social fazem parte de uma campanha de marketing integrado, onde seus esforços encontram suporte em uma série de outros canais.

Os benefícios da promoção da sua campanha de rede social em todos os canais adicionais são:

  • Os que chegam pelas redes sociais são lembrados por outros meios de comunicação.
  • Os que não são tão ativos em redes sociais são informados.

Se seus seguidores já estão familiarizados com a sua marca, eles são mais propensos a notar a sua campanha em rede social. Porém, ficariam ainda mais propensos a se envolver ou participar depois de serem lembrados por um canal diferente.

Você pode atingir os não-seguidores ou os menos ativos em redes sociais, via e-mail, pesquisa de conteúdo ou anúncios.

Alcançar pessoas diferentes em diferentes momentos por meio de muitos canais de marketing aumenta a probabilidade de sua campanha ser bem-sucedida. Basta você ter cuidado com a segmentação e o timing. Mas, lembre-se: nunca sobrecarregue os atuais clientes ou incomode os clientes potenciais com muita coisa ao mesmo tempo.

Lembretes delicados e dicas pontuais para diferentes personas de seu público-alvo, em momentos oportunos, podem produzir melhores resultados do que uma campanha que só estará presente na rede social que ele participa.

 4- Análise Minuciosa

Então, como foi a execução da sua campanha? Seu planejamento de mídia social foi bem-sucedido em alcançar as metas propostas?

Quando se trata de analisar o sucesso de sua campanha será gratificante ver que você soube antecipadamente identificar as métricas-chave associadas às suas metas. É fácil comparar o seu progresso em relação ao ponto de partida. Existem várias maneiras de pensar sobre o ROI de sua campanha que não estão vinculadas diretamente à receita.

Grandes campanhas em redes sociais devem abranger mais do que a simples contagem de seguidores. Seguindo estes quatro pontos, você ajudará a sua empresa a ampliar seu alcance social, a obter uma melhor compreensão do seu público-alvo, a atingir seus objetivos comercias de longo prazo e a se descolar da concorrência nas redes sociais.

Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer falar com você.