É consenso que, hoje, a presença nas redes sociais é essencial para divulgar marcas, produtos e serviços de empresas de qualquer segmento. Mas, se por um lado elas podem fazer seu negócio decolar, por outro, se usadas de forma incorreta, podem manchar a reputação da sua marca e assustar os seus clientes. Para manter uma boa relação com a sua audiência, é essencial fazer uma boa gestão de redes sociais e evitar alguns comportamentos que afugentam os seguidores. Confira 10 deles :

1- Usar o mesmo material para várias redes sociais

Cada rede social possui uma linguagem e público-alvo diferentes. As empresas devem ter isso em mente ao produzir conteúdo. É essencial para a sobrevivência da marca no ambiente on-line que ela produza materiais criativos, feitos especialmente para cada rede social. No Instagram, por exemplo, dê prioridade a fotos bem produzidas e utilize hashtags. No Facebook, capriche no texto e na foto. No Linkedin, use um tom mais profissional. E assim por diante.

3- Fazer publicações somente da sua empresa

As redes sociais não devem ser uma  vitrine da sua empresa. É um erro enorme saturar com informação da sua marca e ofertas próprias.
Veja o exemplo dos coquetéis. Se uma pessoa falar somente dela mesma durante a festa, os convidados (audiência) perdem o interesse. Por isso, é  importante buscar temas que estejam alinhados com os ideais da sua marca e que podem ser relevantes para o seu público.

4- Não responder ou ignorar os comentários dos usuários

Por trás de cada perfil de uma rede social há uma pessoa ansiosa para receber uma resposta para sua dúvida, queixa ou comentário. As pessoas são o elemento chave das  estratégias  nas redes sociais.
Manter um tempo mínimo de resposta é importante, mas é essencial que os usuários se sintam escutados. Treine um profissional para cuidar do SAC nas redes sociais, de modo que ele dê respostas de acordo com as políticas da empresa, porém de forma amável. Estabelecer uma relação cordial com o seu público é algo valioso, por isso não cometa erros com comentários não pertinentes.

5- Não ter um planejamento

Você já sabe o que vai postar nas redes sociais durante a semana? Tem um PLANO B em caso de emergências? Se a resposta for não, é melhor você parar e avaliar o seu modo de trabalho. A inconstância das postagens é percebida pelos usuários como falta de interesse. E não é essa imagem que você quer mostrar para o seu público, não é mesmo?

Não há maneira de conhecer o sucesso se não forem estabelecidas metas a cumprir. Atualmente existem várias ferramentas pagas e gratuitas que poderão te ajudar nessa tarefa. Lembre-se:uma boa estratégia de marketing digital é essencial para que os seus fãs se convertam em leads e que você tenha um bom ROI.

Planejamento Marketing Digital

6- Utilizar uma mesma estratégia para todas as plataformas

Duplicar as publicações faz com que os usuários não tenham razões para seguir a marca em todos os canais.
Ainda que muitas redes sociais funcionem de forma parecida, todas têm características que as diferenciam e oferecem as marcas a possibilidade de inovar.

7- Não definir o seu público- alvo

Existem maneiras de você atrair seguidores dentro de um público específico, ou seja, as pessoas que sua marca deseja atingir. Não adianta você postar algo que viralize, que atraia muitas curtidas, se as pessoas que você impactou com seu post não são interessantes para a sua empresa.

Publicar por publicar é um erro. O melhor é pesquisar o seu público-alvo, seus seguidores, conhecer seus interesses e ter uma boa ideia do que pode atraí-los; então produzir o seu conteúdo em cima dessa pesquisa.

mensuração resultados

8- Não mensurar seus resultados

O filósofo Edmund Burke já dizia: ”aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la”. Essa conhecida frase pode ser utilizada também na gestão das redes sociais. Utilize ferramentas para fazer a mensuração e anote todos os problemas que a sua marca apresenta nas redes. Depois, faça todo o possível para resolvê-los.

9- Desprezar o conteúdo pago

Todos sabemos que é essencial ser criativo nas redes sociais. Conseguir engajar os usuários em conversas com a marca é uma grande vitória e é essencial para a sobrevivência da sua empresa. No entanto, devido às constantes mudanças das redes sociais, os conteúdos orgânicos podem não alcançar o total da sua base de seguidores. A maioria das marcas ignora o potencial do alcance pago e os resultados que poderiam obter com os anúncios patrocinados.
Dica: A chave para o sucesso do conteúdo pago está em em localizar a audiência, alcançá-la e falar com ela. Faça anúncios estratégicos para amplificar sua mensagem e conseguir alcançar o seu público-alvo.

10- Não ter um planejamento de crises

O alcance das redes sociais é ótimo para a divulgação da sua marca, porém expõe a sua empresa para o bem e para o mal.  Um descuido pode gerar um mal entendido e caso a sua empresa não esteja preparada, o estrago estará feito. É o chamado efeito bola de neve: um problema pequeno pode gerar uma crise sem precedentes.

Trabalhe junto a sua equipe as diretrizes que ela deve seguir no caso de surgir uma crise. Esqueça as respostas genéricas e foque em responder aos usuários não satisfeitos de maneira personalizada.

Lembre-se: as redes sociais de sua marca são uma extensão de seu site. É a sua empresa na internet. É um dos meios que seu público utiliza para avaliar seu desempenho e formar opinião sobre sua marca. Por isso, muito cuidado.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? TEMOS UM EBOOK GRATUITO EM QUE FALAMOS MAIS SOBRE ISSO E MUITOS OUTROS ASSUNTOS: