Em uma década as redes sociais criaram um de banco de dados sólido e fundamental para empresas traçarem suas estratégias de marketing. Mas afinal, o que você pode aprender com essas empresas?  Veja as 10 coisas sobre redes sociais que você pode aprender com seus concorrentes.

Além de reunir pessoas e oportunidades, não se esqueça de que todos ao se cadastrarem, preenchem seu perfil com informações muito importantes, como e-mail, telefone, gostos e preferências, idade, entre outras.

Mas você sabe como utilizar estas informações ao seu favor? Então vamos te contar as 10 coisas logo de uma vez que você entenderá!

1º – Conheça quem são eles!

O passo principal é que você conheça seus concorrentes. Quando falamos isso não é apenas para você pensar no vizinho do outro lado da rua que trabalha no mesmo ramo que você. Pense amplo, veja concorrentes de portes superiores, inferiores e até de ramos concorrentes e suplementares.

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Identifique qual deles está trabalhando o Marketing Digital de forma eficaz e fique de olho em seus movimentos.

2º – Explore os caminhos corretos e evite os ineficazes

Para aproveitar essas informações acima e as potencialidades das redes sociais, aprender com os acertos e os erros de seus concorrentes e o segundo passo.

Essa é uma dica genérica que servirá como um mantra na hora de analisar as ações de marketing que eles estão realizando.

3º – Monitore seu concorrente

Sabia que existem ferramentas que te auxiliam no monitoramento das ações de Marketing Digital de seus concorrentes? Sim existem, poupam tempo e esforços e faz com que seu foco seja exclusivo nas ações de maior repercussão.

Dá para monitorar mais de um concorrente em várias redes sociais, assim escolher quais ações, de qual natureza, em qual horário e com qual resultado eles estão fazendo.

4º – Não apenas evite os caminhos ineficazes, mas aproveite-os.

Aprender com seus concorrentes também significa aprender a explorar um nicho de mercado em que eles não são fortes. Será que você não pode utilizar nada que ele não esteja fazendo bem e começar a fazer de forma exemplar?

Pense na necessidade do público alvo de vocês que não está sendo atendida por nenhum de seus concorrentes… Pense também se esta é alguma possível potencialidade sua.

5º – O que os clientes exigem de seus concorrentes nas redes sociais?

Outra coisa que você pode aprender com seus concorrentes e explorar para conseguir melhores resultados são as exigências feitas dentro dos comentários postados por clientes.
Se a reclamação de um cliente for alguma coisa que você pode resolver, não pense duas vezes, trabalhe esta potencialidade. Com certeza a queixa desse cliente pode ser a de outros também.

6º – Compre de seus concorrentes

Sim, separe um pouco de seu investimento para comprar alguns produtos e aproveite para avaliar como é feito todo o processo de compra, pós venda, entrega e demais processos que lhe interesse.

Procure listar os itens dentro do rol de produtos de seu concorrente que mais estejam dentro de seu planejamento estratégico. É nessa análise de processo onde encontramos as melhores sacadas e pode aprender com seus concorrentes sobre as redes sociais.

7º – Tipo de conteúdo

Qual é o tipo (estilo de abordagem) de conteúdo que seu concorrente está postando que mais atingiu repercussão recente com teu público alvo. É esse tipo de conteúdo que está em moda, aproveite para criar conteúdos correlatos e superiores a este.

8º – Frequência de conteúdo

Para chegar a uma análise precisa de quando e que horas postar um novo conteúdo e é assim que você vai aprender com seus concorrentes os horários e dias de maior repercussão dos conteúdos.

9º – Qualidade do conteúdo

O que teu público prefere? Quantidade ou qualidade? Identifique isso em mais de um concorrente e trace qual dessas duas estratégias… Ou a junção dessas duas estratégias repercute melhores resultados na prática.

10º – Contrate profissionais para te auxiliar nesse processo

A ajuda profissional faz parte do sucesso desses tipos de estratégias. Assim você deixa a parte burocrática de lado e começa a ter um planejamento estratégico de como atingir a eficácia ideal desses processos e estratégias

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Quer aprender sobre redes sociais com seus concorrentes e ainda está em dúvida de como fazê-lo? Entre em contato conosco que teremos o prazer em ajudar você.